CFBO - COMISSÃO DE FRENTE BAMBAS DA ORGIA

Vladi (coordenador), Aldir, Alessandro, Cica, Fabio, Jailson, Kell, Leandro, Luis Henrique, Paim, Paulinho e Robson.



TITULOS CONQUISTADOS

2002
OS 14 MAIS DAQUI RÁDIO GAÚCHA
2008
ESTANDARTE DE OURO
PERSONAGEM DA FOLIA RBS
CERTIFICADO PELA UFRGS
2009
ESTANDARTE DE OURO
PERSONAGEM DA FOLIA RBS

BAMBAS DA ORGIA

S.B.C BAMBAS DA ORGIA
É a escola de samba mais antiga de Porto Alegre foi fundada em 6 de maio de 1940. Seu símbolo é uma águia e suas bandeira é azul e branco. A semelhança com a Portela do Rio de Janeiro não é mera coincidência. Os Bambas adotaram o mesmo símbolo da azul-e-branco carioca em 1977, quando contaram a história da escola de Madureira no enredo Bamba em tempo de Portela. A escola possui 19 títulos conquistados.

Títulos Conquistados

1956 - Salve o Carnaval.
1957 - Turcos no Samba.
1958 - Uma Festa na Arábia.
1959 - O Mundo de Mandrake.
1960 - As Quatro Estações.
1974 - O Esplendor da Broadway.
1977 - Deslumbramento Azul e Branco em Tempo de Portela.
1979 - Era negro o céu de Palmares, pois seus deuses eram da África.
1980 - Magia e Esplendor de Quatro Décadas de Glória:40 anos de Bambas.
1983 - Pouco importa quanto importa, o importante é sambar.

1984 - Pra falar de Brasil.
1985 - Viagem ao mundo das ilusões.
1986 - Alô, Alô, Carmem Miranda.
1989 - Sai debaixo, que nesse saco tem gato. 1998 - O Barão das Catas Altas, senhor das Minas Gerais.
2001 - De um pequenino grão de areia. (Grupo - A)
2002 - Os Bambas abrem o baralho,dão as cartas e bancam o jogo.
2003 - No caminho uma bola,dentro da bola o sonho azul de um Grêmio vencedor.
2004 - Do Mar se Faz Poesia.
2007 -
Taj-Mahal: Uma linda história de amor.

Samba Enredo 2011

“Ô Abre-Alas que eu quero passar”

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CARNAVAL NA RBS ATÉ 2016


Pelo menos nos próximos sete Carnavais, as escolas de samba de Porto Alegre vão desfilar exclusivamente na passarela da RBS TV. A AECPARS e o Grupo RBS assinaram a renovação do contrato firmado desde 2004.
A parceria foi renovada na sede da RBS TV e TVCOM, no morro Santa Tereza. Assinaram o documento ANTONIO ADEMIR DE MORAES, Presidente da Associação das Entidades Carnavalescas, Alexandre Bach, Gerente Executivo de Produto — Segmento da Maioria do Grupo RBS, e o jornalista Cláudio Brito.
Além das transmissões dos desfiles do Grupo Especial, o contrato garante a divulgação e veiculação de eventos como o concurso Rainha do Carnaval, Mostra de Sambas Enredo, Abertura Oficial, Troféu Estandarte de Ouro e Desfile das Campeãs.

Fonte:ClicRBS/Samblog

MUDANÇAS NOS GRUPOS DO CARNAVAL DA CAPITAL

Uma série de novidades foram anunciadas para o Carnaval de 2011. A principal delas será o descenço de três escolas do Grupo Especial, de modo que apenas 10 entidades estejam entre as grandes em 2012.
Já para o próximo Carnaval, também será criada uma nova categoria, o Grupo B, que desfilará na segunda-feira. Sete escolas farão parte do B: Unidos de Capão e Acadêmicos da Orgia (rebaixadas do A), Imperatriz Leopoldense (atual campeã de São Leopoldo), Fidalgos e Aristocratas, União da Tinga e outras duas a serem definidas. Provavelmente, a Copacabana estará entre elas.
Em 2012, teremos, então, 22 escolas participando do Carnaval de Porto Alegre, em três grupos: dez no Especial, cinco no A e sete no B.

Fonte: Samblog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PROFISSIONALIZAÇÃO DO CARNAVAL APARECE NO SAMBÓDROMO


Os bonitos desfiles apresentados pelas escolas de samba no Porto Seco e a infraestrutura do sambódromo, cada vez mais qualificada, fizeram do Carnaval 2010 um grande espetáculo. A redução da largura da pista, realizada desde 2009, tornou as escolas mais compactas e exuberantes para quem assiste. Além disso, a passarela recebeu pintura branca para destacar alegorias e fantasias, e os dois carros de som deram agilidades ao evento.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Sergius Gonzaga, a cada ano a qualidade do Carnaval é aprimorada. “Os desfiles estão mais bonitos e isso é resultado da organização das escolas, que trabalham para buscar recursos além dos oficiais, explorando melhor o Complexo Cultural do Porto Seco”, afirmou.

Para o coordenador de Manifestações Populares da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Joaquim Lucena, o sucesso da festa deste ano é resultado de um trabalho iniciado há quatro anos, com a construção dos barracões, a qualificação das agremiações e os seminários de gestão oferecidos pela SMC aos presidentes de escolas. “Os suportes educacional e profissional, juntamente com o aprimoramento oferecido, estão aparecendo nas apresentações”, comentou.

O ARQUITETO PAULO MENDES DA ROCHA COMEÇA A PROJETAR O SAMBÓDROMO DE PORTO ALEGRE


Um dos maiores nomes internacionais em Arquitetura, Paulo Mendes da Rocha, visitou o Complexo Cultural do Porto Seco, com vistas à realização de um projeto arquitetônico para um sambódromo permanente na Capital.

O arquiteto modernista, autor de projetos como o do Museu Brasileiro da Escultura (SP), do Estádio Serra Dourada (GO) e agraciado em 2006 com o Prêmio Pritzker de Arquitetura, comparável ao Nobel, gostou bastante do local. "Eu não imaginava que o Carnaval de Porto Alegre fosse tão grande. Comecei a buscar informações e vi que movimenta multidões e tem uma audiência impressionante", afirmou.

Paulo Mendes da Rocha adiantou que a zona de dispersão deverá receber tratamento especial: "Ali é preciso que se tenha a visão mais bonita do espetáculo e, para quem termina de desfilar, será o momento mais emocionante, aquele em que se tem a sensação de haver realizado algo importante" disse.

A ideia de construção do sambódromo foi tornada pública no dia 18 de abril do ano passado, durante a abertura do 5º Seminário do Carnaval de Porto Alegre - Projeto Novos Horizontes. "Queremos que o sambódromo de Porto Alegre seja uma referência cultural internacional", afirmou o secretário municipal de Cultura, Sergius Gonzaga. Disse que o objetivo é realizar na capital gaúcha algo semelhante ao que Niemayer fez no Rio de Janeiro, um projeto audacioso com a marca de Porto Alegre como referência em Carnaval. “Não temos os recursos, mas temos o compromisso e vamos construir", assegurou.

ORDEM DO DESFILE DAS CAMPEÃS


O Desfile das escolas campeãs do Carnaval 2010 de Porto Alegre acontece neste sábado, dia 20, no Complexo Cultural do Porto Seco. A abertura acontece às 20h40 com o desfile da Escola Infantil Areal da Baroneza, convidada especial. A grande campeã, Imperatriz Dona Leopoldina encerra os desfiles, a partir das 4h20, com o samba enredo “Beth Carvalho, a madrinha do samba da Leopoldina”, de autoria de Maurício Nunes dos Santos. Ainda restam 3.300 ingressos para a comemoração no Porto Seco. A venda acontece no dia do desfile, às 20h, no local. Os ingressos custam R$ 3,00.
Ordem dos desfiles Escola convidada:
Escola Infantil Areal da Baroneza
1. Tribo Os Comanches
2. Academia de Samba Puro
3. Império da Zona Norte
4. Imperadores do Samba
5. Embaixadores do Ritmo
6. União da Vila do IAPI
7. Estado Maior da Restinga
8. Imperatriz Dona Leopoldina

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

COORDENADOR DO CARNAVAL ASSUME A PASTA DA CULTURA


O coordenador de Manifestações Populares da prefeitura e do Carnaval de Porto Alegre, Joaquim Pereira de Lucena, foi empossado interinamente hoje, 17, como secretário municipal da Cultura.
À frente da Coordenação do Carnaval na SMC, foi responsável por vários projetos (Descida da Borges, que retomou os antigos desfiles de Porto Alegre; 24 horas de Samba e Novos Horizontes Musicais, que ensina teoria musical a músicos profissionais). Para Lucena, a missão de sua gestão é demonstrar que o Carnaval não se faz em apenas quatro ou cinco noites. "É preciso explorar o enorme potencial de inclusão social o ano inteiro”, afirmou.
A solenidade, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Cultura (av. Independência, 453), teve a presença do prefeito José Fogaça. "Hoje é um dia especial porque estamos empossando como secretário da Culltura um artista e figura querida na cidade. A seriedade, as convicções éticas e sobretudo a arte fazem com que Joaquim Lucena se destaque e conquiste momentos como este", destacou o prefeito, saudando os carnavalescos presentes à cerimônia pelo sucesso do Carnaval 2010. "O Carnaval deste ano foi uma grande harmonia da comunidade carnavalesca."
O secretário Sergius Gonzaga também reafirmou a importância da nomeação de Lucena. “O fato reveste-se de especial interesse, não somente por realizar-se numa Quarta-Feira de Cinzas, mas também por ser uma das primeiras nomeações de um negro no cargo de secretário da Cultura na história de nosso município."
Trajetória - Lucena nasceu em Porto Alegre, em 1948. É professor de música e advogado. Foi militar da Força Aérea Brasileira e serviu em diferentes cidades, onde exerceu diversas funções. Radialista, também atuou como colunista de carnaval da rádio Imembuí e do jornal A Razão, em Santa Maria, cidade onde fundou o CTG da Base Aérea local.
Em Fortaleza, dirigiu o Clube de Oficiais da FAB e atuou no carnaval da cidade. Na capital gaúcha, fundou e presidiu a Academia de Samba Relâmpago (1972). Em diferentes agremiações foi passista, mestre de bateria, diretor de harmonia e compositor. É autor de slogans de algunas escolas da capital, como “Sou Imperador até morrer”, da Imperadores do Samba, além de outros nas escolas Estado Maior da Restinga, Praiana e Embaixadores do Ritmo.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

IMPERATRIZ DONA LEOPOLDINA É A CAMPEÃ DE PORTO ALEGRE


Após o término da apuração que se iniciou às 16h de hoje, 16, no Complexo Cultural do Porto Seco, a Imperatriz Dona Leopoldina sagrou-se campeã do Carnaval 2010. A diferença para a segunda colocada foi de apenas dois décimos. O título do Grupo Especial é inédito na história da agremiação, fundada em 5 de janeiro de 1981.

Nas cores laranja, preto e branco, a Imperatriz Dona Leopoldina homenageou a sambista carioca Beth Carvalho com o tema “Beth Carvalho, a madrinha do samba da Leopoldina”, de autoria de Maurício Nunes dos Santos. “A escola completa 30 anos no ano que vem e esta é uma comemoração pelo aniversário”, festejou o presidente Maurício Nunes Santos, que dedicou o título à artista. “Nesta noite vou ligar para ela e agradecer”, disse. Para o presidente, o título é um prêmio pela escola ter sido a única a desfilar com chuva e, mesmo assim, ter apresentado grande qualidade.

Durante a contagem dos votos, Estado Maior da Restinga e Imperadores do Samba, favoritas desde o início, concentraram as expectativas da torcida. A União da Vila do IAPI chegou a ameaçar a liderança durante a divulgação das notas, mas a Imperatriz Dona Leopoldina abriu a pontuação da metade para o fim e disputou o título décimo a décimo.

Praiana e Acadêmicos de Niterói foram penalizadas pelos jurados com descontos na nota. As duas escolas a ocupar os lugares do descenso foram a Protegidos da Princesa Isabel, de Novo Hamburgo, e Acadêmicos de Niterói, de Canoas, que no ano que vem estarão no Grupo Intermediário A. Já a Academia Samba Puro, campeã do Grupo Intermediário A, em 2011 vai desfilar no Grupo Especial. A vencedora das tribos carnavalescas foi a Comanches.

Classificação Geral
01 - Imperatriz Dona Leopoldina - 239
02 - Estado Maior da Restinga - 238,8
03 - União da Vila do IAPI - 238,7
04 - Embaixadores do Ritmo - 237, 9
05 - Imperadores do Samba - 236,8
06 - Império da Zona Norte - 236,2
07 - Unidos da Vila Isabel - 235,9
08 - Bambas da Orgia - 235,1
09 - Acadêmicos de Gravataí - 233,7
10 - Império do Sol - 232,7
11 - Academia de Samba Praiana - 226,8
12 - Acadêmicos de Niterói - 226,3
13 - Protegidos da Princesa Isabel - 222

PARTICIPE DO NOSSO BLOG

Seja Repórter-Carnavalesco, você poderá enviar fotos, vídeos e textos sobre eventos e notícias dos ensaios nas quadras das escolas de samba e os demais preparativos para o Carnaval 2009.
Para participar é só enviar a foto e/ou texto para o e-mail cfbo.cfbo@hotmail.com Para a publicação é necessário que a pessoa informe nome e sobrenome, além de e-mail e telefone de contato, que não serão publicados na seção. Quem participar da nova seção, cederá os direitos sobre suas obras enviadas para o Repórter-Carnavalesco e a publicação das mesmas.
A proposta é interagir cada vez mais com você. A porta está aberta. Seja um Repórter-Carnavalesco.