CFBO - COMISSÃO DE FRENTE BAMBAS DA ORGIA

Vladi (coordenador), Aldir, Alessandro, Cica, Fabio, Jailson, Kell, Leandro, Luis Henrique, Paim, Paulinho e Robson.



TITULOS CONQUISTADOS

2002
OS 14 MAIS DAQUI RÁDIO GAÚCHA
2008
ESTANDARTE DE OURO
PERSONAGEM DA FOLIA RBS
CERTIFICADO PELA UFRGS
2009
ESTANDARTE DE OURO
PERSONAGEM DA FOLIA RBS

BAMBAS DA ORGIA

S.B.C BAMBAS DA ORGIA
É a escola de samba mais antiga de Porto Alegre foi fundada em 6 de maio de 1940. Seu símbolo é uma águia e suas bandeira é azul e branco. A semelhança com a Portela do Rio de Janeiro não é mera coincidência. Os Bambas adotaram o mesmo símbolo da azul-e-branco carioca em 1977, quando contaram a história da escola de Madureira no enredo Bamba em tempo de Portela. A escola possui 19 títulos conquistados.

Títulos Conquistados

1956 - Salve o Carnaval.
1957 - Turcos no Samba.
1958 - Uma Festa na Arábia.
1959 - O Mundo de Mandrake.
1960 - As Quatro Estações.
1974 - O Esplendor da Broadway.
1977 - Deslumbramento Azul e Branco em Tempo de Portela.
1979 - Era negro o céu de Palmares, pois seus deuses eram da África.
1980 - Magia e Esplendor de Quatro Décadas de Glória:40 anos de Bambas.
1983 - Pouco importa quanto importa, o importante é sambar.

1984 - Pra falar de Brasil.
1985 - Viagem ao mundo das ilusões.
1986 - Alô, Alô, Carmem Miranda.
1989 - Sai debaixo, que nesse saco tem gato. 1998 - O Barão das Catas Altas, senhor das Minas Gerais.
2001 - De um pequenino grão de areia. (Grupo - A)
2002 - Os Bambas abrem o baralho,dão as cartas e bancam o jogo.
2003 - No caminho uma bola,dentro da bola o sonho azul de um Grêmio vencedor.
2004 - Do Mar se Faz Poesia.
2007 -
Taj-Mahal: Uma linda história de amor.

Samba Enredo 2011

“Ô Abre-Alas que eu quero passar”

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

HISTÓRIA DO CARNAVAL

História do Carnaval de Porto Alegre

O carnaval de Porto Alegre teve origem no século XVIII com o Entrudo, brincadeira trazida pelos açorianos, na qual as pessoas atiravam umas nas outras limões (uma bola de cera do tamanho de um limão, cheia de perfume), e havia casos em que se atiravam ovos e farinha nas "vítimas". No século XIX, o Entrudo deu lugar às Sociedades carnavalescas. A Esmeralda (verde e branco) e os Venezianos (vermelho e branco) mudaram e dominaram o carnaval nessa época, em torno de larga rivalidade entre ambas.


Houve um tempo de grandes bailes no Teatro São Pedro. Quem não frequentava os salões partia para a Cidade Baixa, Menino Deus, Azenha ou Bairro Santana, onde a diversão era garantida. As variadas fantasias só dependiam da imaginação dos foliões. Os homens adoravam se vestir de mulher, sendo ajudados pelas esposas, mães ou irmãs.


Blocos, ranchos, cordões de sociedade e tribos carnavalescas foram as primeiras grandes atrações de nossos desfiles, até que surgisse, por volta de 1960, as primeiras Escolas de Samba. Os primeiros desfiles oficiais foram realizados na Av. Borges de Medeiros, e anos depois, na Av. Loureiro da Silva, a Perimetral. Ali permaneceram os desfiles até 2004, quando o sambódromo no Complexo Cultural Porto Seco foi inaugurado. Uma obra destinada para ter a maior e mais moderna pista de desfiles do país, investimento do poder público municipal para o Carnaval da grande Porto Alegre.


Foi em outros carnavais...


O corso, desfile de carros alegóricos pelas ruas de Porto Alegre, marcava uma festa vivenciada pela camada mais abastada da população.


A muamba é uma atração portolegrense, exclusiva dos gaúchos. Esse evento era realizado bem antes do carnaval, pois era uma maneira de arrecadar dinheiro para as festas e fantasias. Ocorria em diversos pontos da cidade, geralmente o pavilhão da escola era carregado aberto e as pessoas jogavam moedas ali.


As tribos carnavalescas foram uma atração à parte nos desfiles locais e eram em torno de 15 grupos, hoje restam apenas duas: Os Comanches e Os Guaianazes.


As bandas eram comuns na época e alegravam muito o povo nas ruas. Nomes como: Por Causa de Quê, Filhos da Candinha, Comigo Ninguém Pode foram desaparecendo, levando com elas uma animação que deixou muita saudade. Algumas viraram escolas de samba.

PARTICIPE DO NOSSO BLOG

Seja Repórter-Carnavalesco, você poderá enviar fotos, vídeos e textos sobre eventos e notícias dos ensaios nas quadras das escolas de samba e os demais preparativos para o Carnaval 2009.
Para participar é só enviar a foto e/ou texto para o e-mail cfbo.cfbo@hotmail.com Para a publicação é necessário que a pessoa informe nome e sobrenome, além de e-mail e telefone de contato, que não serão publicados na seção. Quem participar da nova seção, cederá os direitos sobre suas obras enviadas para o Repórter-Carnavalesco e a publicação das mesmas.
A proposta é interagir cada vez mais com você. A porta está aberta. Seja um Repórter-Carnavalesco.