Um dos maiores nomes internacionais em Arquitetura, Paulo Mendes da Rocha, visitou o Complexo Cultural do Porto Seco, com vistas à realização de um projeto arquitetônico para um sambódromo permanente na Capital.
O arquiteto modernista, autor de projetos como o do Museu Brasileiro da Escultura (SP), do Estádio Serra Dourada (GO) e agraciado em 2006 com o Prêmio Pritzker de Arquitetura, comparável ao Nobel, gostou bastante do local. "Eu não imaginava que o Carnaval de Porto Alegre fosse tão grande. Comecei a buscar informações e vi que movimenta multidões e tem uma audiência impressionante", afirmou.
Paulo Mendes da Rocha adiantou que a zona de dispersão deverá receber tratamento especial: "Ali é preciso que se tenha a visão mais bonita do espetáculo e, para quem termina de desfilar, será o momento mais emocionante, aquele em que se tem a sensação de haver realizado algo importante" disse.
A ideia de construção do sambódromo foi tornada pública no dia 18 de abril do ano passado, durante a abertura do 5º Seminário do Carnaval de Porto Alegre - Projeto Novos Horizontes. "Queremos que o sambódromo de Porto Alegre seja uma referência cultural internacional", afirmou o secretário municipal de Cultura, Sergius Gonzaga. Disse que o objetivo é realizar na capital gaúcha algo semelhante ao que Niemayer fez no Rio de Janeiro, um projeto audacioso com a marca de Porto Alegre como referência em Carnaval. “Não temos os recursos, mas temos o compromisso e vamos construir", assegurou.